quinta-feira, 11 de abril de 2019

Mecanismo de contração do músculo liso (Paródia - Jeniffer)

Resultado de imagem para contração do musculo liso


O agonista vem ligando
Encostando, se juntando
No receptor, aí?
Mas peraí, “quem esse aí”.

GPCR na membrana
O agonista se encanta
E já vem mudando assim,
Troca isso aí, vou te alterar (ar).

(Refrão)
Antes eu era o GDP
me transformei em GTP
agora eu fico ativada
Graças tudo ao Gq.

Antes eu era o GDP
me transformei em GTP
Na subunidade ALFA
Eu ativo a PLC.

Fosfolipase C clivando
PIP 2 se transformando
Em IP 3 e DAG, sim
Mas peraí, explica aí.

O IP 3 já tá migrando
Pelo citosol entrando
O Ca² agora vem aqui
Prepara aí, vou liberar (ar)...

(Refrão)
O Ca² agora está livre
Receptor de “RyR” ativei
Juntamente com o DAG
Ativa a PKC.

Depois de ativo, eu fosforilo
Canais de Ca² eu ativei
Seu influxo eu provoco
Eu aumento pra valer (êr).

Depois que aumento, eu simpatizo
Ca² e Calmodulina “viro”
A miosina é ativada
Agora eu deslizei.

Depois que aumento, eu simpatizo
Ca² e Calmodulina “viro”
A miosina é ativada
A contração realizei.

Autoria: Palloma Dornelas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário